quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Polícia encontra provas violadas do ENADE 2009

Dessa vez a empresa FUNRIO escapou.

A empresa CONSULPLAN, responsável pela aplicação do ENADE 2009 em todo o país no dia 8 de novembro de 2009, explicou, através de nota oficial, e desmentiu as informações da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a empresa, o veículo vistoriado transportava folhas de respostas e duas caixas de provas ampliadas para alunos com necessidades especiais, do processo seletivo do Enade 2009 e os cadernos de provas ampliados estavam devidamente acondicionados em caixas e estariam sendo transportados com diversas outras caixas com folhas de respostas, que não eram de cunho sigiloso. De acordo com a empresa, não teria ocorrido nenhuma violação de sigilo no procedimento.

Embora as provas sejam para candidatos com necessidades especiais, se as caixas de provas não estavam lacradas e os policiais tiraram fotos do conteúdo está na cara que o sigilo foi violado.

Segue notícia publicada no Globo:
+++++++===================================
RIO - Cinco caixas com provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foram encontradas sem o lacre de segurança, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta terça-feira em Três Rios, no Sul Fluminense. As caixas estavam sendo transportadas de São Paulo para Muriaé, em Minas Gerais, por uma caminhonete modelo F-250, parada por policiais numa blitz de rotina. A polícia constatou ainda, segundo o agente Ildefonso Ventura, uma discrepância entre o conteúdo das caixas e a descrição da carga transportada na nota fiscal do veículo.
- Segundo a nota, a caminhonete trazia folhas de respostas. Mas nós encontramos cadernos de provas de diversas áreas, como direito, comunicação e turismo - explica Ventura.
" Vamos registrar a ocorrência e o material seguirá para Muriaé assim que for liberado pelo MP (Ildefonso Ventura) "
A PRF informou ainda que recebeu a orientação do Ministério Público de Petrópolis de registrar a ocorrência, fotografar e catalogar todo o material encontrado para que o MP averiguasse o ocorrido com o Ministério da Educação (MEC).
- As provas encontradas não foram apreendidas. Vamos registrar a ocorrência e o material seguirá para Muriaé assim que for liberado pelo MP - diz o policial.
" O exame transcorrerá normalmente (MEC) "
De acordo com o MEC, o material vistoriado consistia em provas para pessoas com deficiência que estavam sendo transportadas para receberem o empacotamento final. Segundo a nota oficial divulgada pelo órgão, as caixas com prova ampliada e com folhas de resposta estavam lacradas e foram abertas pelos policiais para a confirmação do conteúdo. Após o esclarecimento da ocorrência, as caixas teriam sido novamente lacradas e dirigidas ao seu destino.
Segundo a assessoria do MEC, o exame, marcado para o dia 8 de novembro, transcorrerá normalmente.
===============================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário