segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Inscrições Concurso Público Prefeitura de Passagem de Franca


CONCURSO PÚBLICO
EDITAL N° 001/2009 – DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
A Prefeitura Municipal de Passagem Franca/ MA, através da Secretaria Municipal de Administração, considerando o disposto no inciso II do
Art. 37 da Constituição Federal, Lei Orgânica do Município, Art.16 e Lei Municipal N° 14/09, de 09.07.09, faz saber que fará realizar, sob a coordenação da empresa L. J. Assessoria Consultoria e Planejamento Administrativo LTDA, inscrita no CNPJ N° 07.605.373/0001-35, o Concurso Público para provimento de
cargos de acordo com as Instruções Especiais que ficam fazendo parte integrante deste Edital, que será homologado, à medida que se encerrar o processo classificatório, pela Secretaria Municipal de Administração.
INSTRUÇÕES ESPECIAIS
1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 – O CONCURSO PÚBLICO destina-se ao provimento de 206 (duzentas e seis) vagas para os cargos de: Nível Superior - Engenheiro Agrônomo;
Assistente Social; Farmacêutico/Bioquímico; Comunicação Social/Publicidade; Enfermeiro; Fisioterapeuta; Médico; Odontólogo; Coordenador Pedagógico; Professor do Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano - Áreas Específicas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais; Artes; Professor do Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano; Nível Médio Professor da Educação Infantil - Pré-Escola; Professor da Educação Infantil – Creche e Professor do Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano; Agente Administrativo; Digitador; Fiscal de Endemias e Doenças Epidemiológicas; Fiscal Sanitário e Técnico de Enfermagem; Nível Fundamental Completo - Almoxarife e Recepcionista; sob à coordenação da L. J. Assessoria Consultoria e Planejamento Administrativo LTDA, inscrita no CNPJ sob
o número 07.605.373/0001-35, obedecidas as normas deste Edital e a legislação citada no preâmbulo.
1.2 – A primeira etapa será constituída de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, obedecidas as normas deste Edital.
1.2.1 – A segunda etapa será constituída de Avaliação de Títulos de caráter apenas classificatório. Concorrerão à contagem de pontos dos Títulos somente os candidatos habilitados na prova objetiva, obedecidos as normas deste Edital.
1.2.2 – O presente Edital é complementado com os ANEXOS I, II, III, IV e V. No ANEXO I, constarão os requisitos específicos e a descrição sumária de atividades dos cargos; no ANEXO II, constará o conteúdo programático; ANEXO III, constará Tabela de Pontos da Prova de Títulos; ANEXO IV, constará Formulário para entrega de Recursos e no ANEXO V, constará o Calendário de realização do Concurso Público.
2 – O cargo, o número de vagas, a jornada de trabalho, a escolaridade, o vencimento e/ou piso salarial e a taxa da inscrição são os estabelecidos a seguir:








































2.1 - Os requisitos específicos, a descrição sumária de atividades dos cargos e os programas estão contidos no ANEXO I e ANEXO II do presente Edital.
3 – DAS INSCRIÇÕES
3.1 – Antes de realizar a inscrição, o interessado deverá certificar-se das atribuições e requisitos específicos do cargo, conforme previsto no ANEXO I deste Edital.
3.2 – A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
3.3 – Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidas neste Edital.
3.4 – São requisitos para inscrição:
a) Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no Art.12 da Constituição Federal;
b) Encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
c) Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
d) Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;
e) Não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;
f) Ter, até a data da posse, idade mínima de 18(dezoito) anos;
g) Gozar de boa saúde física e mental;
h) Possuir os requisitos exigidos para o cargo pretendido.
3.5 - No ato da inscrição, não serão solicitados comprovantes das exigências contidas no item 2 deste Edital; no entanto, o candidato que não as satisfaça quando da convocação para posse, mesmo que tenha sido aprovado, será automaticamente eliminado do concurso.

3.6 – Período, local e horário de inscrição, documentos exigidos
3.6.1 - Documento de Identificação (apresentar original e xerox): as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pela Secretaria de Segurança, Forças
Armadas, Ministério das Relações Exteriores e Policias Militares; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteiras Profissionais expedidas por Conselhos de Classe que, por Lei Federal, têm validade como documento de identificação.
3.6.2 – – Efetuar, no período de 16 a 20 de novembro de 2009, o pagamento da taxa de inscrição, via depósito bancário Banco do Brasil identificado em favor da Agência 2412-0, Conta Corrente 12177-0, identificado em favor do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Passagem Franca. Opcionase,
ainda, ao candidato o pagamento em espécie, no próprio local da inscrição, contra-recibo da Prefeitura Municipal de Passagem Franca-MA.
3.6.3 - O candidato deverá dirigir-se, nesse mesmo período, ao BALNEÁRIO CLUBE, à rua Vespasiano Ramos, s/n – Bairro Bezerra no horário de 8h às 17 h, munido do comprovante bancário de pagamento da taxa de inscrição.
3.6.4 - Não será permitida, em hipótese alguma, devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso.
3.6.5 - Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.
3.6.6 - O candidato deverá preencher, cuidadosamente, a Ficha de Inscrição, sem emendas, rasuras ou omissões, e assinar o nome completo no local indicado, recebendo, em seguida, o calendário de realização do concurso público e o programa das provas objetivas.
3.6.7 – Quando do preenchimento da Ficha de Inscrição, o candidato deverá portar consigo o documento de Identificação e o Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e xerox), fazer a escolha do cargo, observando o número de vagas oferecidas.
3.6.8 - O candidato deverá devolver ao Coordenador dos Trabalhos, no mesmo período, local e horário, a Ficha de Inscrição totalmente preenchida e acompanhada do original do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, momento em que o candidato receberá de imediato o Protocolo de sua Inscrição, que deverá ser apresentado pelo candidato no dia da Prova Objetiva.
3.6.9 - Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para a alteração do cargo.
3.6.10 - O candidato deverá se inscrever apenas para um cargo; na hipótese do candidato se inscrever para mais de um cargo, somente será deferida uma única inscrição, a última registrada (com base no número da ficha de inscrição), as demais serão indeferidas.
3.6.11 - No caso de inscrição por procuração, deverá ser apresentado o documento de identidade do procurador, o instrumento de mandato de procuração, com a firma do outorgante devidamente reconhecida em cartório e a fotocópia autenticada do documento de identidade do candidato, de acordo com o item 3.6.1.
3.7 – Das Vagas Destinadas aos Candidatos com Deficiência
3.7.1 – Às pessoas com deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são conferidas no inciso VIII, do Artigo 37 da Constituição Federal e do Artigo 37 do Decreto Federal Nº. 3.298, de 20.12.1999, que regulamenta a Lei Federal Nº. 7.853, de 24.10.1989, é assegurado o direito de se
inscreverem em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência do candidato.
3.7.2 – Às pessoas com deficiência são assegurados 5% (cinco por cento) das vagas previstas para cada cargo, segundo Art. 37 do Decreto Federal N° 3298/99. Na aplicação desse percentual, serão desconsideradas frações inferiores a 0,5 (cinco décimos) e arredondadas para maior aquelas iguais ou
superiores a tal valor.
3.7.3 – É assegurado o direito de inscrição às pessoas com deficiência, nos termos da legislação vigente, observadas a compatibilidade do cargo com a deficiência do candidato, devendo esta patologia ser comprovada com Laudo Médico Original ou cópia autenticada expedido no prazo máximo de 12
(doze) meses antes do término das inscrições, atestando a espécie, o grau e o nível da deficiência, se permanente ou temporária, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, para assegurar previsão de adaptação da prova, conforme a deficiência do candidato, informando, também, o seu nome, documento de Identidade (RG) e o número do CPF.

3.7.4 – O candidato com deficiência visual, além do documento exigido no subitem 3.7.3, deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições, a confecção de prova especial em Braile ou Ampliada ou a necessidade da leitura de sua prova, especificando o tipo de deficiência.
3.7.5 – O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas, além do envio do documento exigido no subitem 3.7.3, deverá encaminhar solicitação, por escrito, até o término das inscrições, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.
3.7.6 – Aos deficientes visuais(cegos) que solicitarem prova especial em Braile serão oferecidas provas neste sistema e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para este fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção podendo utilizar-se de soroban.
3.7.7 – Os deficientes visuais (amblíopes) que solicitarem prova especial Ampliada serão oferecidas provas neste sistema.
3.7.8 – O candidato deverá indicar o tamanho da fonte de sua prova Ampliada em até 18, 24 ou 28. Não havendo indicação de tamanho de fonte, a prova será confeccionada em fonte 24.
3.7.9 – Os candidatos com deficiência que, dentro do prazo do período das inscrições, não atenderem os subitens acima mencionados, não terão prova especial preparada e/ou pessoa designada para a leitura da prova, não terão tempo adicional para realização das provas, seja qual for o motivo alegado.
3.7.10 – Os candidatos com deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, local e horário de início de realização das provas.
3.7.11 – Não ocorrendo aprovação de candidatos com deficiência para preenchimento das vagas previstas, estas serão preenchidas pelos demais aprovados.
3.7.12 – O candidato com deficiência que não realizar a inscrição conforme instruções constantes neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua condição.
4 – DAS PROVAS OBJETIVAS – PRIMEIRA ETAPA
4.1 – É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público, os quais serão afixados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Passagem Franca - MA, e divulgados no endereço eletrônico www.ljconcursos.com.br da L. J. Assessoria, Consultoria e Planejamento Administrativo Ltda.
4.2 – A confirmação das datas e as informações sobre horários e locais das provas objetivas e prova de títulos serão divulgadas oportunamente através de Edital, que será afixado no mural do prédio da Prefeitura Municipal de Passagem Franca - MA e também, no endereço eletrônico: www.ljconcursos.com.br
4.3 – Havendo dúvidas quanto à data, ao local e ao horário de realização das provas o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Assistência ao Candidato da L. J. Assessoria, Consultoria e Planejamento Administrativo Ltda., pelo telefone (0XX98) 3227-6543, de segunda à sexta feira, das 8
às 16 horas, ou consultar o endereço eletrônico www.ljconcursos.com.br
4.4 – Não será aplicada prova fora da cidade, da data, do local e do horário pré-determinados em Edital e/ou Comunicado.
4.5 - São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado, com todos os custos sob sua responsabilidade.
4.6 – O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o início das mesmas, munido do Protocolo de Inscrição, documento de Identificação com foto (original) e caneta esferográfica de cor preta.

4.7 - Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, com validade de trinta dias.
4.8 - Será eliminado do concurso público o candidato que faltar, chegar atrasado à prova, deixar a prova em branco, não responder corretamente a nenhuma questão, ou que, durante a sua realização for flagrado em comunicação com outro candidato ou com terceiros, oralmente, por escrito ou através de equipamentos eletrônicos, ou, ainda, que venha a tumultuar a realização das provas, podendo responder legalmente pelos atos ilícitos praticados.
4.9 - As provas escritas, primeira etapa, constarão de 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha, sendo que cada questão deverá ter 5 (cinco) alternativas de resposta, com 1 (uma), e somente 1 (uma) opção correta, e cada questão valerá 2,5 (dois vírgula cinco) pontos.
4.10- A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório e somente serão aprovados os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 60% (sessenta por cento) de acertos.
4.11 – Na hipótese do número de candidatos inscritos exceder à oferta de lugares adequados existentes nas Escolas da sede do Município de Passagem Franca, as provas objetivas serão aplicadas em domingos ou feriados nos 02 (dois) turnos, manhã e tarde.
4.12 – Será proibido, nos locais de prova, o acesso de candidatos inscritos no Concurso Público, que se apresentarem em horário diferente do estabelecido, seja qual for o motivo alegado, caracterizando desistência do mesmo e resultando em sua eliminação do Concurso Público. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada.
4.13 – Os eventuais erros de digitação de data de nascimento, de nome, de número do RG, CPF, deverão ser corrigidos somente no dia da prova objetiva, ocasião em que o candidato deverá comunicar ao fiscal de sala, o qual fará as devidas correções na folha de ocorrência, e este, comunicará ao Coordenador do setor de provas.
4.14 – A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. Sendo que não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da Prova.
4.15 – As questões da prova serão elaboradas, respeitando-se o programa constante no ANEXO II, deste Edital.
4.16 – A duração máxima da Prova Objetiva (Prova Escrita) é de 3 (três) horas, e o candidato somente poderá se retirar do recinto das Provas Escritas, após transcorrida 01 (uma) hora do início das mesmas.
4.17 – Se houver interesse, os candidatos poderão copiar as respostas assinaladas, no verso do Protocolo de Inscrição, para conferir com o Gabarito.
4.18 – A Folha de Resposta e/ou Gabarito será o único documento considerado para a atribuição de pontos. Em nenhuma hipótese, o caderno de questões será considerado para a pontuação do candidato.
4.19 – Os candidatos poderão levar seu Caderno de Questões somente depois de transcorridas 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos do início das provas objetivas. Em hipótese alguma o candidato poderá levar o Caderno de Questões antes do horário permitido.
4.20 – Serão anuladas as questões objetivas não assinaladas (em branco) na Folha Resposta e/ou Gabarito, assim como as questões que contenham mais de uma alternativa assinalada para a mesma questão, que contenha emenda, rasura e/ou alternativa marcada a lápis, ainda que legíveis.
4.21 – Os dois últimos candidatos só poderão deixar a sala de aplicação de provas juntos, mesmo que um deles já tenha concluído a sua prova.
4.22 – O Gabarito e o resultado da Prova Objetiva serão divulgados no mural da Prefeitura Municipal de Passagem Franca - MA, e no Endereço Eletrônico: www.ljconcursos.com.br

4.23 – A correção das provas é de responsabilidade única da L.J. Assessoria Consultoria e Planejamento Administrativo LTDA, contratada para esse fim, e será feita através da leitura óptica da Folha Resposta e/ou Gabarito, e não haverá, em hipótese alguma, vista ou revisão.
4.24 – Serão classificados somente os candidatos aprovados, e a respectiva classificação obedecerá à ordem numérica decrescente da pontuação individualmente alcançada, considerando-se classificado em 1° (primeiro) lugar o candidato que obtiver maior soma de pontos e, nesta ordem, os candidatos serão convocados para o preenchimento das vagas oferecidas no item 2 deste Edital.
5 - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS
5.1 - Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. O candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará sua eliminação no Concurso Público.
5.2 - É expressamente proibido, durante a realização da Prova Objetiva, empréstimo de algum objeto e consulta a qualquer material, livros, códigos e legislação em geral. A transgressão importará eliminação do candidato no ato.
5.3 - É vedado o ingresso de candidato em local de prova portando arma e/ou utilizando aparelhos eletrônicos (telefone celular, bip, walkman, receptor, gravador, palmtop, pager, relógio digital, máquina fotográfica ou similares). A transgressão importará eliminação sumária do candidato, mesmo após o
início das provas.
5.4 - Os pertences pessoais, inclusive telefone celular, ficarão retidos durante todo o período de permanência dos candidatos em sala, não se responsabilizando a L J Assessoria Consultoria e Planejamento Administrativo Ltda por perdas ou extravios ocorridos durante a realização das provas,
nem por danos neles causados.
5.5 - Será eliminado do Concurso o candidato que proceder com improbidade, indisciplina, falta de decoro ou que adotar comportamento incorreto ou descortês para com qualquer dos examinadores, seus auxiliares ou autoridades presentes.
5.6 - Acarretará a eliminação no concurso, sem prejuízo das sanções legais pertinentes, ao candidato que:
a) burlar ou tentar burlar a quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros relativos ao concurso, nos comunicados e/ou nas instruções constantes da prova;
b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução da prova;
c) comunicar-se ou tentar comunicar-se por via oral, escrita ou por qualquer outro meio com outra pessoa, durante a aplicação da prova;
d) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento inadequado.
e) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;
f) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a Folha Resposta e/ou Gabarito;
g) praticar falsidade ideológica a qualquer momento do concurso;
h) proceder à falsa identificação pessoal;
i) a qualquer tempo e por qualquer meio probatório, tenha utilizado meio ilícito para obter aprovação própria ou de terceiros.

CONTEÚDO PROGRAMATICONÍVEL SUPERIOR
CARGOS: ENGENHEIRO AGRÔNOMO, ASSISTENTE SOCIAL, FARMACÊUTICO/BIOQUÍMICO, COMUNICAÇÃO
SOCIAL/PUBLICIDADE, ENFERMEIRO, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO, ODONTÓLOGO E COORDENADOR PEDAGÓGICO.
PORTUGUÊS: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Textualidade: coesão e coerência. Tipologia textual. Figuras de Linguagem.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, homonímia, heteronímia, paronímia, ambiguidade. Morfossintaxe da língua. (15 questões,
para todos os cargos de Nível Superior).
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE ENGENHEIRO AGRÔNOMO: Principais culturas: arroz, feijão, milho, café, cana-de-açúcar,
soja, amendoim e algodão.; Fruticultura: banana, abacaxi, abacate, maracujá, citros, manga, coco, uva e goiaba.; Olericultura: alface, couve, repolho,
cenoura, batata, cebola, beterraba, tomate, pimentão, jiló, chuchu, cucurbitáceas; Fitopatologia: Doenças das principais culturas e seu controle;
Entomologia: Pragas das principais culturas e seu controle; Bovinocultura: de leite e corte; Forragicultura: Manejo das pastagens; Conservação do solo e
da água; Fertilidade do solo: adubos e adubação; Irrigação das principais culturas; Aplicação de defensivos agrícolas: inseticidas, fungicidas e herbicidas;
Mecanização agrícola: cuidados com preparo do solo, aplicação de adubos, defensivos, capinas, colheitas.; Comercialização agrícola: classificação e
embalagens.(25 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE ASSISTENTE SOCIAL: Conceitos de Assistência Social, procedimentos, Política de Assistência
Social do Município. Instituições de direito no Brasil: direitos e garantias fundamentais da cidadania. Constituição Federal, LOAS, ECA, SUAS, Estatuto do
Idoso e Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência; Papel do Estado e da Sociedade civil. Políticas brasileiras de seguridade social. Conselhos. Redes
sociais e redes locais. Famílias e políticas públicas. Formulação e gestão de políticas sociais; Processos interventivos do Serviço Social: estratégias,
procedimentos, instrumental técnico-operativo. Concepção, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos sociais; Concepção, elaboração e
realização de projetos de pesquisa. A pesquisa quantitativa e qualitativa e seus procedimentos. Leitura e interpretação de indicadores sócio-econômicos.
Estatística aplicada à pesquisa em Serviço Social; Desenvolvimento humano e de grupos sociais; Ética profissional. .(25 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE FARMACÊUTICO/BIOQUÍMICO: 1- Fármacos que atuam nos diversos sistemas orgânicos.
Farmacocinética. 2-Antimicrobianos, antiinflamatórios; antineoplásicos, medicamentos controlados. 3- Dispensação de medicamentos. Doses. Vias de
administração. Reações adversas a medicamento. Interações e incompatibilidade medicamentosas. 4- Padronização de medicamentos. 5-Medicamentos
genéricos, medicamentos excepcionais, medicamentos específicos. 6- Ética e legislação profissional. 7- Normas de armazenamento e transportes de
fármacos. 8- Princípios básicos para controle de estoque: avaliação, previsão, custo e níveis de estoque. 9- Estabilidade de medicamentos: noções,
tipologia, estabilidade de formas farmacêuticas. 10- Técnicas de coleta de sangue e anticoagulantes mais utilizados no laboratório clínico. 11- Técnicas
e aparelhagem de análise: fotometria, fluorimetria, nefelometria, turbidimetria e eletroforese. 12- Bioquímica clínica: Lipídeos; Glicídeos;Eletrólitos; Enzimas
e proteínas; Gases e pH do sangue; Provas de função hepática; Metabólitos nitrogenados e função renal; Funções gástrica, pancreática e intestinal. 13-
Testes sorológicos: aglutinação; precipitação; ensaios líticos; imunofluorescência; radioimunoensaio; técnicas imunoenzimáticas; ensaios
quimioluminescentes 14- Hematologia geral: Origem e desenvolvimento dos elementos morfológicos do sangue; Hemograma; Velocidade de
hemossedimentação; Reticulócitos; Pesquisas de células LE; Hemostasia e coagulação; 15- Imunematologia: Grupos sanguíneos; Fator Rh; Doença
hemolítica perinatal. 16- Imunologia: Imunidade; Bases celulares da resposta imune; Anticorpos; Imunidade humoral e celular; Complemento; Reações
antígeno-anticorpo;Provas sorológicas utilizadas em laboratório clínico: metodologias e interpretação; Provas sorológicas para diagnóstico da sífilis; Provas
sorológicas para diagnóstico da Doença de Chagas.17- Parasitologia: Técnicas de concentração; Coleta de material; Fixadores; Conservadores;
Protozoários e helmintos; Exame microscópico e macroscópico das fezes; Pesquisa de sangue oculto; Pesquisa de gordura fecal; 18- Uroanálise: exame
físico, químico e sedimentoscopia. Análises qualitativas e quantitativas realizadas na urina. 19- Microbiologia: estrutura bacteriana; crescimento;
isolamento; identificação e classificação de bactérias;

Antibiograma; esterilização, desinfecção e antissepsia; coleta de material de amostras biológicas; técnicas de coloração. Bactérias patogênicas: infecçõespor Cocos e bastonetes Gram negativos; Infecções por Cocos e bastonetes Gram positivos; Bacilos álcool -ácidos resistentes; Infecções bacterianas por
anaeróbicos esporulados 20- Transudatos e exsudatos. 21-Biossegurança aplicada ao laboratório clínico (NR 32 - segurança e saúde no trabalho em
serviços de saúde), 22- Do sistema único de saúde(SUS): leis n.º 8.080/1990 e n.º 8.142/1990. 23- Normas Operacionais da Assistência à Saúde – NOAS
01/2002. (25 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/PUBLICIDADE
Conceitos e Teorias da Comunicação Social; Conceitos de Campanha Publicitária (Objetivos, Função e Processo de Criação); Anúncios Impressos e
Audiovisuais; Design, Produção Gráfica e Produção Audiovisual; Slogan e Título: Conceito e Construção; Texto: Características e Estruturas; Elaboração
de Briefings; Identidade Visual: Logotipo, Símbolos, Cores Institucionais e Alfabeto Institucional; Manuais de Identidade Visual e suas Principais
Aplicações; Pesquisa de Opinião e Mercado; Pesquisas Qualitativas e Quantitativas; Responsabilidade Social da Propaganda; Legislação e Ética em
Publicidade. (25 Questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE ENFERMEIRO: Saúde Pública, Saúde da Família e Vigilância à Saúde (Sistema Único de
Saúde: Histórico, princípios e diretrizes; Modelo assistencial e propostas de organização da Atenção Primária; Programa de Saúde da Família: diretrizes
operacionais e trabalho em equipe; Processo saúde-doença das famílias e do coletivo; Visita domiciliar no contexto de saúde da família; Imunização;
Vigilância epidemiológica na Atenção Primária: Atuação da equipe de enfermagem; Educação em saúde; Noções de Biossegurança; Vulnerabilidade; Perfil
epidemiológico e indicadores de saúde), Administração aplicada à Enfermagem (Planejamento local; Supervisão e treinamento em serviço; Avaliação
das ações de saúde; Legislação de exercício profissional; Ética Profissional), Fundamentos de Enfermagem (Técnicas básicas; Administração de
Medicamentos; Atuação de enfermagem na Central de Materiais), Enfermagem na Saúde da Criança (Aleitamento Materno e Alimentação; Crescimento
e Desenvolvimento; Ações de enfermagem para promoção da Saúde Infantil; Cuidados com o recém-nascido; Assistência de enfermagem nas principais
intercorrências na infância), Enfermagem na Saúde da Mulher (Assistência pré-natal e puerpério.; Planejamento Familiar; Prevenção do câncer uterino e
de mama; Climatério.), Atenção ao Adulto e ao Idoso. (Atuação da Enfermagem na Hipertensão Arterial.; Atuação da Enfermagem no Controle de
Diabetes Mellitus; Assistência de Enfermagem a pacientes com doenças respiratórias; Assistência de Enfermagem a pacientes com doenças
transmissíveis; Atuação da Enfermagem aos acamados; Assistência ao Idoso) .(25 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE FISIOTERAPEUTA: 1. MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE – SUS – Sistema único de Saúde –
1.1 Legislações: Lei nº 8.080/90, lei nº 8.142/90 e lei nº10. 424/02. 1.2 Objetivos do SUS, atribuições, doutrinas, competências e princípios que regem a
organização do SUS. 1.3 O programa de saúde da família e o processo de mudança do modelo assistencial. 2. Fisioterapia e conhecimentos básicos
em anatomofisiopatologias das alterações musculoesqueléticas (osteoporose, artroses, raquitismo, paget e osteomalácea), das alterações
urológicas (incontinência urinária e fecal), cardiorrespiratórias, pediátricas e geriátricas. 3. Fisioterapia e as lesões neurológicas, traumáticas e
degenerativas da medula espinhal (síndromes parquisonianas, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranianos de membros superiores,
inferiores, coluna vertebral, nervos periféricos e ligamentares). 4. Fisioterapia na saúde do trabalhador. 5. Fisioterapia nos diferentes aspectos
clínicos e cirúrgicos (fase hospitalar e ambulatorial). 6. Atendimento nas fases pré e pós operatórias. 7. Avaliação fisioterápica: exame de membros
superiores, inferiores, marcha, coluna vertebral, teste muscular, exames sensitivos, motor e reflexos. 8. Fisioterapia Geral: Técnicas, efeitos fisiológicos,
indicações e contra- indicações de termoterapia, fototerapia, hidroterapia, massoterapia, cinesioterapia, eletroterapia, manipulação vertebral, dispositivos
auxiliares: prótese e órtese, mastectomias e reabilitação de amputados. 9. Assistência fisioterapêutica domiciliar. 10. Código de ética e legislação
profissional: lei nº 938/69, lei nº 6.316/75 e lei nº 8.856/94. (25 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE MÉDICO: Insuficiência cardíaca. Hipertensão arterial. Diabetes mellitus. Emergências emdiabéticos, Insuficiência coronária. Choque. Asma brônquica. Traumatismo crânio-encefálico. Abdômen agudo. Hemorragia digestiva. Parasitoses
intestinais. Gastroenterites. Distúrbios hidroeletrolíticos e ácidobásico. Doenças sexualmente transmissíveis - DST. Infecção do trato urinário - ITU.
Tuberculose. Hepatites. Cirrose. Doenças sépticas. Infecção respiratória. Doenças da tireóide. Artrite reumatóide. DPOC. Insuficiência renal. Febre
reumática. Meningites. Profilaxia do tétano. Feridas. Queimaduras. Hemorragias ginecológicas e obstétricas. Envenenamentos. Infecção hospitalar.
Esquistossomose. Erisipela. Dengue. Leptospirose. Tuberculose. Pneumonias.(25 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE ODONTÓLOGO: Promoção de Saúde e Prevenção das Doenças Bucais: Práticas educativas
em saúde bucal; Métodos preventivos em saúde bucal; Fatores de risco: Cárie dentária; Doença periodontal; Maloclusão; Câncer bucal. Cistos e tumores
odontogênicos e não-odontogênicos: lesões mais freqüentes da cavidade bucal (candidíase, lesões herpéticas primárias e secundárias, sífilis, AIDS,
tuberculose). Patologia dos tecidos moles e duros da cavidade oral. Lesões das estruturas dentárias mineralizadas. Traumatismo dentoalveolar de dentes
decíduos e permanentes: classificação, diagnóstico e tratamento. Terapêutica odontológica: analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos e anestésicos de
uso local em Odontologia. Pacientes especiais. Técnicas anestésicas intra-orais, acidentes e complicações. Normas de biossegurança: imunização.
Hepatites virais. Conduta frente a acidentes de trabalho. Algias orofaciais: tipos, diagnósticos diferenciais. Princípios gerais de oclusão e classificação das
más-oclusões. Orientação e prevenção da higiene bucal Diagnóstico Oral e Plano de Tratamento Odontológico: Principais lesões da cavidade oral. Noções
Básicas de Dentística Operatória: Preparo cavitário; Materiais restauradores. Noções Básicas de Periodontia. Noções Básicas de Cirurgia Oral Menor.
Noções Básicas de Odontopediatria. Urgências Odontológicas. (25 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA O CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: Filosofia e Educação:
correntes filosóficas; a Filosofia e as ciências; o fim da educação; tendências pedagógicas; pedagogia liberal e pedagogia progressista; a prática
pedagógica e os novos paradigmas educacionais / Educação e Sociedade: a sociedade e as outras ciências; Estado e Sociedade: a relação homem,
escola e sociedade; Educação como redenção da sociedade / Função Social da Escola / O Conhecimento; concepções e tipos; as formas de apropriação
da realidade; os métodos; o conhecimento da escola / O construtivismo e Sociointeracionismo / Psicologia e Educação; psicologia como ciência; psicologia
do desenvolvimento — fases de desenvolvimentos; infância e adolescência; a hereditariedade e o meio / motivação / Psicologia da aprendizagem;
avaliação aluno x aprendizagem x professor; problemas de aprendizagem / Estrutura e funcionamento do Ensino Legislação Básica: Lei n° 9394/96,
20.12.96; Lei n° 11.114, 16.05.2005 e Lei n° 11.494/2007, 20.06.2007 (Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e
Valorização dos Profissionais da Educação). (25 questões)
NÍVEL SUPERIOR
CARGO: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO.
PORTUGUÊS: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Textualidade: coesão e coerência. Tipologia textual. Figuras de Linguagem.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, homonímia, heteronímia, paronímia, ambiguidade. Morfossintaxe da língua. (15 questões,
para todos os cargos de Nível Superior).
ÁREA ESPECÍFICA – LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Funções da linguagem. Tipos de discurso.
Formação de palavras. Pontuação. Acentuação. O período e sua construção: coordenação e subordinação. (15 questões)
ÁREA ESPECÍFICA – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA INGLÊS: Textos literários ou não literários de origens diversas. Gramática: substantivos, classe,
número, gênero. Adjetivo: posição, graus, concordância, classificação. Pronomes: sujeitos, oblíquos, possessivos, adjetivos e substantivos, reflexivos, relativos. Verbos:
comuns, auxiliares, regulares, irregulares, anômalos. Tempo - presente simples, passado simples, futuro simples, futuro imediato, presente contínuo, passado contínuo,
presente perfeito, passado perfeito, voz passiva, discurso direto e indireto, tempo condicional, sentenças condicionais, conjunções. Técnicas para o ensino de leitura:
skimming e scanning. (15 questões)
ÁREA ESPECÍFICA – MATEMÁTICA: Calculo Aritmético em Situações Reais: proporcionalidades: razão / proporção / divisão proporcional /regra de trêssimples e composta / porcentagem e juros simples / conjuntos numéricos: representação / operações com conjuntos numéricos / analises combinatórias:
fatorial / princípios da contagem / arranjo simples / combinação simples e permutação simples sem/com repetição / Binômio de Newton: números
binominais, termo geral e triângulo de pascal / noções probabilidades. Medidas e Formas na Leitura do Mundo: ângulo / triangulo / teoremas: Pitágoras e
Talles / quadriláteros / polígonos regulares / círculo e circunferências / polígonos inscritos e circunscritos / principais figuras planas / postulados: ponto /
reta / plano / paralelismo / perpendicularismo: reta e plano / sólidos geométricos (áreas e volumes): prisma / pirâmide / cilindro / cilindro / cone e esfera /
Transcrição de Fenômenos na Forma e Função: conjuntos / relações / função do 1º e 2º grau / outras funções: modular / exponencial / logarítmica e
inequações / funções trigonométricas / progressões: aritmética e geométricas. / Álgebra e Geometria: Estudando a Unidade na Diversidade: matrizes /
ponto, reta, circunferências e cônicas / sistemas lineares / polinômio / números complexos. (15 questões)
ÁREA ESPECÍFICA — HISTÓRIA: Grécia: formação política, econômica, social e cultural do período Pré-homérico ao Helenístico/Roma: Monarquia,
República e Império/ Formação, Características e Crise do Mundo Medieval/ Islamismo: origem e expansão/ Império Romano do Oriente-Bizantino/lmpério
Carolíngio/Monarquias Nacionais/Renascimento Cultural/Expansão Marítima (século XV - XVI)/Reforma Protestante e Contra- Reforma Católica/Antigo
Regime: Absolutismo, Mercantilismo e Sistema Colonial/América Colonial Portuguesa, espanhola, inglesa e respectivas independências /Revoluções
inglesas do século XVII/ Iluminismo/Revolução Industrial/Revolução Francesa/Era Napoleônica e o Congresso de Viena/Ondas Revolucionárias do século
XIX/Unificação da Itália e da Alemanha/Liberalismo e socialismo no século XIX/ II Revolução Industrial/Imperialismo e Neocolonialismo/ I Guerra Mundial/
Brasil Imperial e República Velha/E.U.A: expansão territorial, guerra de secessão e imperialismo no século XX/Revolução Russa/ Crise Capitalista de
1929/Totalitarismo/II Guerra Mundial/ Da Era Vargas à crise do populismo/Guerra Fria/Descolonização Afro-Asiática/ A crise do bloco socialista e a nova
ordem mundial/ Brasil: Ditadura Militar/Redemocratização e a "Nova República Brasileira". (15 questões)
ÁREA ESPECÍFICA — GEOGRAFIA: Geografia do Brasil: Divisão Regional, aspectos físicos, econômicos e humanos de cada região / povoamento e
expansão territorial / Geografia Geral: Movimento e circulação da água / Formação e importância dos rios e dos lagos, relevo terrestre / Grandes paisagens
vegetais do globo / Degradação do meio-ambiente / Problemas de divisa do mundo atual / Relações comerciais e financeiras - Comércio internacional /
Crescimento demográfico / População - atividades econômicas. (15 questões)
ÁREA ESPECÍFICA – CIÊNCIAS NATURAIS: Zoologia: Grupos Animais(Invertebrados e Vertebrados). Botânica: Grupos Vegetais inferiores e superiores.
Anatomia das Angiospermas. Ecologia: Cadeias e teias alimentares, fluxo da matéria e da energia, ciclos biogeoquímicos, biociclos, relações ecológicas,
controle biológico. (15 questões)
ÁREA ESPECÍFICA – ARTES: Arte Pré-Histórica, Arte egípcia, Arte Grega, Arte Romana,Arte Românica,Bizantina e Gótica, Renascimento, Maneirismo,
Barroco, Rococó,Realismo, Impressionismo, Movimentos de Vanguarda Européia ,Futurismo, Fauvismo, Surrealismo, Expressionismo, Dadaísmo, Arte
Abstrata. Arte Contemporânea: Expressionismo Abstrato, Pop Art, Arte Conceitual, minimalismo.Arte no Brasil: Arte Indígena brasileira( período précabralino,
fase Marajoara, Cultura Santarém, cerâmica,plumagem pintura corporal).Arte Afro-Brasileira, Barroco brasileiro, Neoclassicismo no Brasil(
Missão Artística Francesa, Fundação da Academia Real de Belas Artes), Semana de Arte Moderna, Modernismo Brasileiro. Arte Brasileira após 1930,
Núcleo Bernadelli e Grupo Santa Helena.Linguagem Visual: Ponto, Linha, Plano(superfície), Forma,Volume, Textura,Cor( primárias, secundárias,
terciárias, frias, quentes, análogas, complementares, simbologia das cores)Princípios de Composição Plástica (escala,eixo,proporção)Composição Plástica
(tensão espacial,movimento,direção,peso,perspectiva). (15 questões)
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: (cargo de professor do ensino fundamental do 6º ao 9º ano) Filosofia e Educação: correntes filosóficas; a Filosofiae as ciências; o fim da educação; tendências pedagógicas; pedagogia liberal e pedagogia progressista; a prática pedagógica e os novos paradigmas
educacionais / Educação e Sociedade: a sociedade e as outras ciências; Estado e Sociedade: a relação homem, escola e sociedade; Educação como
redenção da sociedade / Função Social da Escola / O Conhecimento; concepções e tipos; as formas de apropriação da realidade; os métodos; o
conhecimento da escola / O construtivismo e Sociointeracionismo / Psicologia e Educação; psicologia como ciência; psicologia do desenvolvimento —
fases de desenvolvimentos; infância e adolescência; a hereditariedade e o meio / motivação / Psicologia da aprendizagem; avaliação aluno x
aprendizagem x professor; problemas de aprendizagem / Estrutura e funcionamento do Ensino Legislação Básica Nacional: LDBN Nº 9.394/96, e suas
alterações sucedâneas. (10 questões)
NÍVEL SUPERIOR
CARGO: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO
PORTUGUÊS: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Textualidade: coesão e coerência. Tipologia textual. Figuras de Linguagem.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, homonímia, heteronímia, paronímia, ambiguidade. Morfossintaxe da língua. (10 questões)
MATEMÁTICA: Conjuntos e suas Aplicações / Potenciação / Razão, proporção e suas propriedades / Regra de três simples e composta / Expressões
Algébricas: valor numérico e operações / Porcentagem / Juros Simples. (10 questões)
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS: Plantas: características e importância econômica e ecológica/ Animais: características e classificação / A Matéria,
reações químicas, misturas e combinações dos fenômenos e nas propriedades dos corpos / A evolução do homem, e suas descobertas no campo da
química e da física / Aproveitamento de luz solar para sobrevivência do homem / Efeitos prejudiciais da energia nuclear para a humanidade. (03 questões)
GEOGRAFIA: O Planeta Terra: movimentos da Terra / Espaço Geográfico / Geografia física: camadas da estrutura da terra, solos: classificação,
aproveitamento econômico, erosão, os mares e sua classificação, o relevo submarino, as águas oceânicas, movimentos do mar, importância econômica
dos oceanos e mares / O espaço Maranhense: bacias hidrográficas e lacustres, uso e exploração racional / O crescimento demográfico e suas implicações
sócio-econômicas e ambientes; causas das desigualdades sociais (03 questões)
HISTÓRIA: Colônia: Expansão marítima comercial européia/Período pré- colonial/ Administração/Invasões estrangeiras/Interiorização da
colonização/economia agroexportadora/Mineração/Crise do sistema colonial- Revoltas nativistas e separatistas/Período Joanino e a Independência.
Império: I Reinado/Período Regencial e suas revoltas/Organização Política e econômica do II Reinado/Revolução Praieira/Guerra do Paraguai/ A crise do
Império e o advento da República. República: República da Espada- encilhamento (Rui Barbosa)/República Oligárquica/ Movimentos Sociais/ A crise dos
anos 20 e a Revolução de 30/0 Estado Novo e a República Populista/ A crise populista, o golpe de 1964 e o autoritarismo militar/ Da transição para a
democracia à atualidade. (04 questões)
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: Filosofia e Educação: correntes filosóficas; a Filosofia e as ciências; o fim da educação; tendências pedagógicas;
pedagogia liberal e pedagogia progressista; a prática pedagógica e os novos paradigmas educacionais / Educação e Sociedade: a sociedade e as outras
ciências; estado e sociedade; a relação homem, escola e sociedade; educação como redenção da sociedade / Função Social da Escola / O Conhecimento:
concepções e tipos; as formas de apropriação da realidade; os métodos; o conhecimento da escola / O construtivismo e Sociointeracionismo / Psicologia e
Educação: psicologia como ciência; psicologia do desenvolvimento — fases de desenvolvimentos; infância e adolescência; a hereditariedade e o meio /
motivação / Psicologia da aprendizagem; avaliação aluno x aprendizagem x professor; problemas de aprendizagem / Estrutura e funcionamento do Ensino
Legislação Básica Nacional: LDBN Nº 9.394/96, e suas alterações sucedâneas. (10 questões)

NÍVEL MÉDIO
CARGOS: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL-PRÉ-ESCOLA, PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE E
PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO
PORTUGUÊS: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Tipologia textual. Morfossintaxe da língua: emprego e flexão das classes de
palavras; frase, oração e período. Pontuação. (10 questões)
MATEMÁTICA: Conjuntos e suas Aplicações / Potenciação / Razão, proporção e suas propriedades / Regra de três simples e composta / Expressões
Algébricas: valor numérico e operações / Porcentagem / Juros Simples. (10 questões)
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS: Plantas: características e importância econômica e ecológica/ Animais: características e classificação / A Matéria,
reações químicas, misturas e combinações dos fenômenos e nas propriedades dos corpos / A evolução do homem, e suas descobertas no campo da
química e da física / Aproveitamento de luz solar para sobrevivência do homem / Efeitos prejudiciais da energia nuclear para a humanidade. (03 questões)
GEOGRAFIA: O Planeta Terra: movimentos da Terra / Espaço Geográfico / Geografia física: camadas da estrutura da terra, solos: classificação,
aproveitamento econômico, erosão, os mares e sua classificação, o relevo submarino, as águas oceânicas, movimentos do mar, importância econômica
dos oceanos e mares / O espaço Maranhense: bacias hidrográficas e lacustres, uso e exploração racional / O crescimento demográfico e suas implicações
sócio-econômicas e ambientes; causas das desigualdades sociais (03 questões)
HISTÓRIA: Colônia: Expansão marítima comercial européia/Período pré-colonial/ Administração/Invasões estrangeiras/Interiorização da
colonização/economia agroexportadora/Mineração/Crise do sistema colonial- Revoltas nativistas e separatistas/Período Joanino e a Independência.
Império: I Reinado/Período Regencial e suas revoltas/Organização Política e econômica do II Reinado/Revolução Praieira/Guerra do Paraguai/ A crise do
Império e o advento da República. República: República da Espada- encilhamento (Rui Barbosa)/República Oligárquica/ Movimentos Sociais/ A crise dos
anos 20 e a Revolução de 30/0 Estado Novo e a República Populista/ A crise populista, o golpe de 1964 e o autoritarismo militar/ Da transição para a
democracia à atualidade. (04 questões)
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: Filosofia e Educação: correntes filosóficas; a Filosofia e as ciências; o fim da educação; tendências pedagógicas;
pedagogia liberal e pedagogia progressista; a prática pedagógica e os novos paradigmas educacionais / Educação e Sociedade: a sociedade e as outras
ciências; estado e sociedade; a relação homem, escola e sociedade; educação como redenção da sociedade / Função Social da Escola / O Conhecimento:
concepções e tipos; as formas de apropriação da realidade; os métodos; o conhecimento da escola / O construtivismo e Sociointeracionismo / Psicologia e
Educação: psicologia como ciência; psicologia do desenvolvimento — fases de desenvolvimentos; infância e adolescência; a hereditariedade e o meio /
motivação / Psicologia da aprendizagem; avaliação aluno x aprendizagem x professor; problemas de aprendizagem / Estrutura e funcionamento do Ensino
Legislação Básica Nacional: LDBN Nº 9.394/96, e suas alterações sucedâneas. (10 questões)
CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Tipologia textual. Classes de palavras: classificação, flexão e emprego.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia. Sintaxe do período simples. (15 questões)
MATEMÁTICA: Conjuntos e suas Aplicações / Potenciação / Razão, proporção e suas propriedades / Regra de três simples e composta / Expressões
Algébricas: valor numérico e operações / Porcentagem / Juros Simples. (10 questões)
CONHECIMENTOS GERAIS: Elaboradas no âmbito Municipal, Estadual e Nacional, vinculadas nos principais meios de comunicação (Jornais, Revistas,
Rádios e Televisão), (10 Questões)

INFORMÁTICA: Noções de Operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 2000, XP ou superior; Microsoft Office (Word, Excel, Access
e PowerPoint); Conceitos e serviços relacionados à Internet e à Intranet; Navegadores (browsers) de Internet; Correio Eletrônico; Estruturação de
diretórios, subdiretórios e arquivos; Noções de hardware e de utilização de softwares. (05 questões)
CARGO: DIGITADOR
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Tipologia textual. Classes de palavras: classificação, flexão e emprego.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia. Sintaxe do período simples. (15 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS: Conceitos de Internet e Intranet; Principais navegadores (Browsers) para Internet; Correio eletrônico; Impressoras;
Internet Explorer; Correio Eletrônico; Sistema Operacional Windows 2000, XP ou superior; Conhecimentos teóricos e práticos de Word, Excel, Access,
PowerPoint e Adobe Reader; Procedimentos para a realização de cópia de segurança (backup); Conceitos de organização de arquivos, pastas e métodos
de acesso. (25 questões)
CARGO: FISCAL DE ENDEMIAS E DOENÇAS EPIDEMIOLOGICAS
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Tipologia textual. Classes de palavras: classificação, flexão e emprego.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia. Sintaxe do período simples. (10 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS: Utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade de sua atuação; executar
atividades de educação para a saúde individual e coletiva; registrar para controle das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos de
saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas públicas como estratégia da conquista de qualidade de vida à família; participar ou promover
ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida; realizar visitas domiciliares periódicas,
monitorando as situações de risco às famílias; desenvolver outras atividades pertinentes à função do Agente Comunitário de Saúde. (25 questões)
INFORMÁTICA: Noções de Operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 2000, XP ou superior; Microsoft Office (Word, Excel, Access
e PowerPoint); Conceitos e serviços relacionados à Internet e à Intranet; Navegadores (browsers) de Internet; Correio Eletrônico; Estruturação de
diretórios, subdiretórios e arquivos; Noções de hardware e de utilização de softwares. (05 questões)
CARGO: FISCAL SANITÁRIO
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Tipologia textual. Classes de palavras: classificação, flexão e emprego.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia. Sintaxe do período simples. (10 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS: Executar serviços de profilaxia e política sanitária sistemática; inspecionar estabelecimentos onde sejam fabricados
ou manuseados alimentos, para verificar as condições sanitárias dos seus interiores, limpeza do equipamento, refrigeração adequada para alimentos
perecíveis, suprimento de água para lavagem de utensílios, gabinetes sanitários e condições de asseio e saúde dos que manipulam os alimentos;
inspecionar estabelecimentos de ensino, verificando suas instalações, alimentos fornecidos aos alunos, condições de ventilação e gabinetes sanitários,
investigar queixas que envolvam situações contrárias à saúde pública, sugerir medidas para melhorar as condições sanitárias consideradas insatisfatórias;
comunicar a quem de direito os casos de infração que constar; identificar problemas e apresentar soluções às autoridades competentes; realizar tarefas de
educação e saúde; realizar tarefas administrativas ligadas ao programa de Saneamento Comunitário; participar na organização de comunidades e realizar
tarefas de saneamento junto às unidades sanitárias e Prefeitura Municipal; participar do desenvolvimento de programas sanitários; fazer inspeções rotineiras nos açougues matadouros; fiscalizar os locais de matança, verificando as condições sanitárias de seus interiores, limpeza e refrigeração
convenientes ao produto e derivados; zelar pela obediência ao regulamento sanitário; reprimir matanças clandestinas, adotando as medidas que se fizerem necessárias, apreender carnes e derivados que estejam a venda sem a necessária inspeção; vistoriar os estabelecimentos de venda de produtos e
derivados; orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos pelos auxiliares de saneamento, identificar os principais problemas veiculados por produtos e serviços de interesse da saúde, relacionando-os com as condições de vida da população; identificar as opiniões, necessidades e
problemas da população relacionadas ao controle de produtos e serviços de interesse da saúde; realizar e/ou atualizar o cadastro de estabelecimentos de interesse da saúde; realizar levantamento de produtos e serviços de interesse da saúde, disponível e de maior demanda, bem como identificar os hábitos
de consumo da população; classificar os estabelecimentos e os produtos alimentares segundo critérios de risco epidemiológico; programar atividades de inspeção sanitária para estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, segundo prioridades definidas; participar da programação das atividades de
colheita de amostras; realizar e/ou acompanhar inspeções de rotina emergencial nos estabelecimentos prestadora de serviços de saúde e outros estabelecimentos de interesse da vigilância sanitária, segundo as prioridades definidas usando-se em conta os pontos críticos de controle; realizar a
colheita de amostra de alimentos, com fins de análises fiscal, de controle de rotina; aplicar, quando necessário, medidas indicadas para a melhoria das condições sanitárias dos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde; validar e/ou conceder a licença sanitária, mediante a aprovação das condições sanitárias encontradas por ocasião da inspeção; participar da avaliação dos resultados das atividades desenvolvidas, bem"como do seu redirecionamento; promover atividades de informações e debates com a população e/ou grupos organizados sobre temas de interesse da saúde; promover
integração com outros órgãos e instituições no desenvolvimento das atividades de controle sanitário de outros serviços e produtos de interesse da saúde;
orientar ao público e estabelecimentos quanto à montagem de processo para fins de autorização de funcionamento e registro de produtos; criar
mecanismos de notificação de caso e/ou surtos de doenças veiculadas por medicamentos, saneantes, domissanitários, cosméticos, sangue, infecção
hospitalar e outros de interesse da vigilância sanitária; receber e conferir balancetes (mapas de entrada e saída) de produtos e substâncias psicotrópicas e
entorpecentes, dos estabelecimentos (farmácias, hospitais, distribuidoras, etc.) mantendo em controle efetivo o consumo mensal; participar no controle
sanitário de estabelecimentos hospitalares, hemoterápicos e de radiações ionizantes; vistar receitas de produtos psicotrópicos e/ou entorpecentes e
manter atualizado o cadastro de profissionais e as fichas de pacientes e usuários; executar outras tarefas semelhantes. (25 questões)
INFORMÁTICA: Noções de Operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 2000, XP ou superior; Microsoft Office (Word, Excel, Access
e PowerPoint); Conceitos e serviços relacionados à Internet e à Intranet; Navegadores (browsers) de Internet; Correio Eletrônico; Estruturação de
diretórios, subdiretórios e arquivos; Noções de hardware e de utilização de softwares. (05 questões)
CARGO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Tipologia textual. Classes de palavras: classificação, flexão e emprego.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia. Sintaxe do período simples. (10 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS: Lei Orgânica da Saúde nº 8.080, de 19.09.90; Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; Legislação do
Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão; Sistema Único de Saúde-(SUS); Prática do Cuidar na Saúde do Adulto e do Idoso; Processo do Cuidar
na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. (25 questões)
INFORMÁTICA: Noções de Operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 2000, XP ou superior; Microsoft Office (Word, Excel, Access
e PowerPoint); Conceitos e serviços relacionados à Internet e à Intranet; Navegadores (browsers) de Internet; Correio Eletrônico; Estruturação de
diretórios, subdiretórios e arquivos; Noções de hardware e de utilização de softwares. (05 questões)
ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETOCARGOS: ALMOXARIFE
LINGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Classe de palavras: classificação, flexão e emprego. Ortografia: divisão
silábica. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. (10 questões)
MATEMÁTICA: Noção sobre conjuntos — conceituação / símbolos e operações entre conjunto / conjunto dos números naturais — operações elementares
/ expressões numéricas / problemas envolvendo as quatro operações. (10 questões)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ALMOXARIFE: estocagem de materiais em geral. Estrutura e funcionamento do setor. Fichas
técnicas. Gestão de pessoas. Operações logísticas: planejamento e implementação da armazenagem e gestão de estoques: recursos, prazos,
responsabilidades e riscos. Transporte e distribuição de material. Organização de áreas; movimentação de cargas e mercadorias; compatibilidade.
Segurança no trabalho e de preservação ambiental. Controle de estoques; reposição de mercadorias. Controle e redução de perdas. Conhecimentos de
inventário rotativo de estoque; controle de recebimento e expedição de mercadorias.(15 questões)
INFORMÁTICA: Noções de Operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 2000, XP ou superior; Microsoft Office (Word, Excel, Access
e PowerPoint); Conceitos e serviços relacionados à Internet e à Intranet; Navegadores (browsers) de Internet; Correio Eletrônico; Estruturação de
diretórios, subdiretórios e arquivos; Noções de hardware e de utilização de softwares. (05 questões)
CARGO: RECEPCIONISTA
LINGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação de textos verbais e não-verbais. Classe de palavras: classificação, flexão e emprego. Ortografia: divisão
silábica. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. (10 questões)
MATEMÁTICA: Noção sobre conjuntos — conceituação / símbolos e operações entre conjunto / conjunto dos números naturais — operações elementares
/ expressões numéricas / problemas envolvendo as quatro operações. (10 questões)
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS: Técnicas de atendimento ao público. Qualidade no atendimento. Direitos Humanos.Comunicação telefônica. Noções
de software de controle de ligações. Atualização de cadastro telefônico. Meios de comunicação. Noções de PABX. Noções de internet e intranet. Noções
de arquivamento. Operação de equipamentos de escritório: copiadoras, impressoras de computador e fac-símile. Meios de transporte. Abreviações e
formas de tratamento. Ética e Sigilo profissional. Higiene pessoal e ambiental. (15 questões)
INFORMÁTICA: Noções de Operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 2000, XP ou superior; Microsoft Office (Word, Excel, Access
e PowerPoint); Conceitos e serviços relacionados à Internet e à Intranet; Navegadores (browsers) de Internet; Correio Eletrônico; Estruturação de
diretórios, subdiretórios e arquivos; Noções de hardware e de utilização de softwares. (05 questões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário